1.28.2008

frase

O bonito era que estava de olhos fechados, porque realmente dormia, sonhando estar em batalha com um gigante.
(Miguel de Cervantes em Dom Quixote de La Mancha)

1.25.2008

Quixote por Dostoiévski

Não existe nada mais profundo e poderoso do que este livro. Representa até hoje a mais acabada expressão da mente humana. Se o mundo acabasse e no Além nos perguntassem: “Então, o que você entendeu da vida?”, poderíamos simplesmente mostrar o D. Quixote e dizer: “Esta é a minha conclusão sobre a vida. E você? O que me diz?"

1.24.2008

Hamlet por Freud

Hamlet era um histérico que apresentava ter, como demonstram suas atitudes para com Ofélia, repulsa ao sexo. A Inação de Hamlet perante Cláudio se deve ao fato do tio ter feito o que ele desejava ter feito: matar o próprio pai. O Fantasma é um delírio psicótico. Hamlet não aceita o fato de a mãe ter se casado novamente porque otio roubou o afeto que seria dele.

1.23.2008

Hamlet por Goethe

A tragédia de Hamlet acarreta o desmoronamento de suas convicções de ordem ética ligada à família. Hamlet é um jovem terno, sensível, que procura o mais elevado caminho ideal mas com suficiente força interior. Uma grande ação lhe é imposta mas ele não está preparado para realizá-la. Suas ações são paralisadas pela exuberante força do seu pensamento.

1.22.2008

Hamlet por Nietzsche

Não é a reflexão absolutamente, mas o conhecimento, a percepção da verdade terrível, que interfere na motivação de agir, tanto em Hamlet como no homem dionísiaco.

O melhor, em primeiro lugar, é não ser, em segundo lugar é morrer em breve.

1.21.2008

Shakeaspeare por Francis Bacon

... em Shakespeare, que simplesmente deu um vigor à vida, por mais fútil que a gente possa achá-la, de uma forma como nunca alguém foi capaz de fazer. Ele simplesmente põe a vida à mostra de uma forma excepcional. Revigora-a com a sua profunda falta de esperança e seu pessimismo, e também, pode-se dizer, com seu humor. E, num certo sentido, com seu total cinismo, verdadeiramente diabólico. Por exemplo, o que pode haver de mais cínico do que Macbeth no final dizendo: "Amanhã, e amanhã, e amanhã?". Justamente hoje eu o estava lendo e pensava comigo: continua sendo realmente uma síntese fantástica.

1.15.2008

Novo Nome

A Cia. Imaginária do diretor René Piazentin a partir de hoje muda para Cia. dos Imaginários. Assim multiplicamos as possibilidades imaginativas do grupo.
Claro, além de evitar problemas com todas as outras Cias. Imaginárias que já existem.

Agora somos únicos.

Obrigada pela compreensão.

1.09.2008

Imaginando, Imaginando....

Imaginando que tudo ia dar certo começou a Imaginária.
Um sonho que veio com Quixote.
Não se foi com o vento.
Mesmo os moinhos sendo monstros.
Vamos.
Vamos.
Cada vez melhor.